Secretaria de Saúde de Mar Vermelho inicia 1º grupo do Programa Nacional de Controle do Tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou o 1º grupo de controle ao tabagismo, através do Programa Nacional de Controle do Tabagismo – PNCT. Elaborado pelo Ministério da Saúde, o Programa tem por objetivo ajudar os participantes a deixarem de fumar, fornecendo-lhes as informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços, na busca por uma vida sem tabaco.

O tratamento é composto de vários encontros, nos quais os participantes expõem como está sendo o tratamento e quais são as suas dificuldades. A cada encontro um profissional da equipe procura levar dicas e expor orientações que possam contribuir no dia a dia de cada um deles. No decorrer dos encontros serão abordados temas como: entender por que se fuma e como isso afeta a saúde; os primeiros dias sem fumar; como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e, os benefícios obtidos após parar de fumar.

Quem tiver interesse em participar dos próximos grupos precisa procurar a Unidade de Saúde e fazer uma avaliação individual antes do 1º encontro. A assistente social, Karine Amaral, afirmou que é preciso entender o ser humano, para poder ajudá-lo. “O vício não vem sozinho, existe um contexto, uma história de vida. A força de vontade e a determinação das pessoas são fundamentais neste processo, pois só assim conseguirão atingir o seu objetivo que é parar de fumar.”.