Prefeitura de Mar Vermelho monitora água para consumo humano

A Prefeitura de Mar Vermelho, por meio da Secretaria de Saúde, desenvolve um trabalho de análise de qualidade da água para consumo humano através do setor de Vigilância Ambiental.

O trabalho relacionado à qualidade da água recebe o nome de VIGIAGUA e consiste em desenvolver ações contínuas no objetivo de garantir à população o consumo da água de qualidade, sendo esta compatível com o padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente, para promoção da saúde. O programa é do Ministério da Saúde, implementado nos estados e municípios. As amostras são coletas e enviadas ao LACEM em Maceió. Cerca de 5 amostras estão sendo realizadas por semana, todas as quintas-feiras, na zona rural e urbana.

Em Mar Vermelho, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Caroline Oliveira, está à frente do programa. “Esta é uma das ações preventivas da saúde e Mar Vermelho é uma das cidades do Estado que faz esse trabalho. A equipe composta por mim e mais duas agentes de saúde, faz a coleta da água num recipiente adequado e depois voltamos ao local para a entrega do resultado. Sempre orientamos as pessoas a filtrarem a água e realizar limpeza da caixa d’água a cada seis meses, bem como limpeza e manutenção do encanamento da residência”, disse.