Senar/AL desenvolve o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Mar Vermelho

Com o objetivo de proporcionar aumento da produção, evolução na produtividade e no nível de gestão, além do incremento da renda líquida em propriedades rurais de Mar Vermelho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/AL) desenvolve o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no município. A iniciativa consiste em oferecer aos produtores rurais visitas técnicas e gerenciais no período de dois anos para garantir um melhor desenvolvimento das propriedades.

A Prefeitura de Mar Vermelho através da Secretária de Agricultura em parceria com o Senar/AL, realizou o primeiro dia do curso. Serão 32 pequenos produtores beneficiados.

A prefeita Juliana Almeida explicou que muitos produtores rurais sabem produzir, mas não conseguem desenvolver a gestão da produção e dos recursos que possuem. “O programa do Senar/AL tem essa diferença, ele oferece assistência de uma maneira continuada, durante dois anos os produtores serão visitados e terão esse olhar focado para a gestão da propriedade. Eu acredito que será uma experiência muito válida para o crescimento e desenvolvimento das propriedades da nossa cidade. Sempre existe algo novo para aprender e melhorar”, disse a prefeita Juliana Almeida.

Os instrutores repassarão aos produtores as metodologias sobre cálculo de custos de produção, indicadores da propriedade e, principalmente, análise de dados para o planejamento estratégico conforme os pontos fortes e fracos de cada propriedade.